Na semana passada, a relação de preços do etanol hidratado em relação à gasolina do tipo C na bomba ficou abaixo do referencial de 70% em nove estados, que juntos representam cerca de 65% do mercado nacional de etanol hidratado, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A ANP destaca que em fevereiro, o etanol era competitivo em apenas um estado, o que explica a retração no consumo que aconteceu naquele período.
O diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Antonio de Padua Rodrigues, explica que apesar do crescimento observado, ainda não atingiu-se o patamar de venda do ano passado. “Portanto, se forem mantidos os preços atuais do produto, a demanda deve crescer mais nos próximos meses e ultrapassar os valores verificados em 2009, ano em que a frota flex era menor,” afirma Rodrigues.
Para ele, é preciso destacar também que desde o início de maio, toda a gasolina vendida no País voltou a incluir a mistura de 25% de etanol anidro, fato que deve repercutir na demanda do produto nesse mês.
Só na segunda quinzena de abril, as vendas de etanol anidro para o mercado interno pelas unidades produtoras totalizaram 213,70 milhões de litros. No total do mês de abril, as vendas de etanol anidro para o mercado doméstico totalizaram 424,72 milhões de litros, e o volume total exportado chegou a 98,85 milhões, somados os volumes de etanol anidro e hidratado.