Mercado

Unidade da Bunge de TO recebe sistema de recepção de cana com limpeza a seco

A Brumazi fornecerá a Unidade de Pedro Afonso (TO) da Bunge um Sistema de Recepção de cana com limpeza a seco, já em fase de conclusão.

De acordo com a empresa, a recepção e o preparo da cana são os primeiros sistemas utilizados no processo industrial de açúcar, etanol e bioeletricidade. “Por isso, o Sistema de Recepção e Preparo deve ser eficiente, sendo composto por guinchos hyllos, mesas alimentadoras, limpeza de cana a seco, transportadores metálicos, picadores, desfibradores e eletroímãs”, afirma Marcos Fávero, Diretor Presidente da Brumazi.

Neste sistema de limpeza de cana, que por meio de sopradores de ar diretos na queda da cana, que passa da mesa alimentadora para a esteira, ocorre a separação dos sólidos, vegetais e minerais. Depois, na câmara, na peneira e nos picadores estes sólidos são devolvidos ao campo em forma de aterro, podendo ser utilizado também em outras aplicações. Já os vegetais (a palha) juntam-se ao bagaço e são queimados, auxiliando a caldeira e melhorando sua eficiência, resultando assim em maior cogeração de energia.

Segundo Marcos Fávero, a unidade produtora de açúcar, etanol e energia, ao utilizar este sistema, agrega ganhos na produtividade de seu processo. “Este sistema contribui com o meio ambiente, já que o consumo de eletrodo é menor em suas moendas, o que evita a perda no processo. Além disso, não consome água para lavar a cana, eliminando os tanques de decantação”, conclui.