Mercado

GO pode ser o 3° do ranking nacional na produção canavieira

Em 2010, Goiás deve se tornar o 3° maior produtor de cana do país, ultrapassando o Paraná. O estado deve colher na safra 2010/11 cerca de 53 milhões de toneladas de cana, de acordo com o economista e presidente da empresa de consultoria, Datagro, Plínio Nastari. Em palestra na Federação da Indústria de Goiás (Fieg), Nastari afirmou que o Estado deve alcançar o melhor resultado já registrado em sua história, com aumento de 9,9%.

Segundo ele, com a entrada de novas indústrias no estado, o setor sucroenergético goiano, o quarto em produção de açúcar do Brasil pode, a partir da próxima safra poderá ultrapassar o Paraná, que ocupa hoje a terceira posição. “Hoje, Goiás é terceiro em produção de etanol e poderá também ocupar a segunda colocação. Goiás tem solo, clima, topografia, logística e, por fim, tecnologia para bater o recorde da história na safra 2010/2011”, lembra.

O presidente do Sifaeg, André Rocha, disse que Goiás quer ser um dos maiores produtores de açúcar e etanol do País. No evento, ele apresentou um panorama do setor, que ocupa em Goiás apenas 1% do solo.

Perspectivas

O presidente da Datagro, Plinio M. Nastari falou sobre as perspectivas para a safra 2010/2011 no Brasil. Segundo ele, a moagem de cana-de-açúcar, em recuperação neste ano, deve gerar maior produção de etanol, o que dará sustentação de preço ao consumidor, em relação à gasolina. A produção de etanol, que chegou a 25,7 bilhões de litros no ano passado, deve alcançar 28,6 bilhões nesta safra.