O World Agricultural Forum (WAF), o Fórum Mundial de Agricultura, vai reunir na próxima semana líderes políticos e da iniciativa privada, como ex-presidentes, ex-ministros, ex-senadores e representantes das principais empresas do agronegócio mundial para debater o papel da região no desafio de dobrar a produção de alimentos até 2050, além do abastecimento mundial de fibras, biocombustíveis e água.
O evento, tradicional nos Estados Unidos, vai acontecer pela primeira vez na América Latina, nos dias 12 e 13 de maio, no Hotel Royal Tulip, em Brasília. A participação de congressistas será restrita à convidados.
Programação
Na próxima quarta-feira, o Painel Agronegócio na América Latina: os próximos 40 anos, será mediado pelo ex-Ministro da Agricultura e membro do Conselho de Administração do Grupo JBS, Marcus Vinicius Pratini de Moraes. Entre os debatedores, estarão o Diretor do Grupo Marfrig, Mayr Bonassi, o Deputado Federal Moacir Micheletto e o Diretor Geral do Grupo Avex da Argentina, Fernando Oris de Roa.
O ex-secretário da Agricultura da Argentina, Miguel Campos, vai mediar, à partir das 11h, o Painel Tecnologia e Políticas de Recursos Naturais: Restrições à realização do potencial agrícola da América Latina, que terá a participação do Diretor de Mercados Internacionais Pioneer, Daniel Glat, do vice-Presidente da Catie da Costa Rica, Ronnie de Camino; da Diretora do Centro Internacional de la Papa do Peru, Pamela Anderson e do Diretor do Grupo Nidera da Argentina, Rodolfo Rossi.
A partir das 14h30, o Painel Capital Humano – Investindo na próxima geração de líderes do Agronegócio, que será mediado por Pedro Bidegaray da Costa Rica.
O Painel Ligando pequenos produtores ao mercado e a criação de uma cadeia produtiva sustentável, começa às 15h30, com a mediação do Diretor Geral do grupo IICA, Victor Villalobos. Entre os debatedores estarão o Gerente do setor de leite da Nestlé do Brasil, René Machado, o Presidente da Globoaves, Roberto Kaefer, o Diretor de Assuntos Corporativos da Monsanto no Brasil, Rodrigo L. Almeida e o representante do Conselho Executivo dos Restaurantes Toks, Gustavo Perez. O encerramento da programação do primeiro dia será realizado pelo vice-Presidente da Novus Internacional, Giovanni Gasperoni.
Na quinta-feira, a programação começa às 8h com o Painel Mudanças Climáticas: Mercado e Oportunidades de Investimento para a Região, que será moderado pelo Presidente da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável, Israel Klabin. Entre os debatedores estarão o Diretor do Centro para a Mudança do Clima em Agricultura Unicamp/Embrapa, Hilton Silveira Pinto, o CEO do Grupo Greenoxx do Uruguai, Rocco Cheirasco e o Analista de Projetos de Carbono do Grupo Plantar Carbon, Rodrigo Ferreira.
O Painel Água: A restrição crescente começa às 9h40, com o Diretor de Controle de Qualidade Sadia, Ralf Piper e o Diretor de Infraestrutura do Grupo CODEVASF, Clementino Coelho. O Painel Próxima geração de Bicombustíveis: A América Latina será líder ou seguidora? Será aberto às 11h, com a mediação do ex-Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues e debate do Presidente da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), Marcos Jank.
O Professor de Marketing e Estratégia, Departamento de Negócios da FEA/Universidade de São Paulo, Marcos Fava Neves vai mediar o Painel Estratégias Latino-Americanas para atingir mercados a partir das 14h20. Entre os debatedores estará o ex-Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Presidente Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), Francisco Turra.
O Painel Financiamento do agronegócio na América Latina – Investimento no futuro: a agricultura latino-americana é um investimento atraente? vai começar às 16h com a mediação do consultor da Cazenave y Asociados, Jorge Cazenave. Entre os debatedores estão o Chefe de Finanças Corporativas do Rabobank, Gustavo Oubinha, o Diretor de Agronegócios do IFC, Oscar Chemerinski, o Diretor Executivo da Finance Alliance for Sustainable Trade, Noemí Pérez e o Gerente de carteira e Agricultura Passport Capital, Ejnar Knudsen.
O ex-Ministro da Fazenda do Brasil e ex-Secretário-Geral da UNCTAD, Rubens Ricupero, vai mediar, a partir das 17h30, a mesa redonda de ex-presidentes de países da América Latina Agricultura: a América Latina pode atender a demanda global de alimentos, combustível e fibras até 2050? Entre os debatedores, estarão o ex-Presidente da Argentina, Eduardo Alberto Duhalde, o ex-Presidente da Colômbia, Andre Pastrana, o ex-Presidente do Uruguai, Julio Maria Sanguinetti, o ex-Presidente do Chile, Ricardo Lagos, o ex-Presidente do Uruguai, Tabaré Vásquez, o ex-presidente do México, Vicente Fox e o ex-Presidente do Peru, Alejandro Toledo. O evento será encerrado pelo ex-Primeiro Ministro da Nova Zelândia e Presidente do World Agricultural Forum (WAF), James Bolger. O World Agricultural Forum (WAF) terá participação restrita aos convidados.
Sobre o World Agricultural Forum (WAF)
O World Agricultural Forum (WAF) é uma organização independente e internacional que reúne representantes do setor público, da iniciativa privada e a sociedade civil. O objetivo é promover o desenvolvimento econômico e a agricultura, assegurando o abastecimento de alimentos, fibras e combustível.
Países participantes
O Conselho Consultivo Internacional da WAF tem representantes do agronegócio de 16 países, incluindo a Nova Zelândia, China, Índia, Marrocos, Colômbia, Estados Unidos, Itália, Costa Rica, Argentina, Brasil, Bélgica, Suíça, Malásia, Indonésia, Alemanha e na França. Ele é presidido pelo ex-Primeiro Ministro da Nova Zelândia James Bolger. Seus membros definem a agenda das reuniões da WAF. Outras informações no site www.worldagforum.org.
Este encontro, promovido pelo World Agricultural Forum (WAF), tem o patrocínio master da Novus Internacional e o patrocínio da Pioneer, do Rabobank, da Agrotain, da IICA, da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) e da Elanco.