Mercado

Aumentam as exportações de máquinas e equipamentos, diz ABIMAQ

As exportações da indústria de bens de capital mecânicos estão apresentando desempenho satisfatório de acordo com os indicadores da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos — Abimaq. Os dados demonstram crescimento de 23,84% nas vendas externas em setembro, em relação ao mesmo mês do ano passado, além da diminuição gradual da queda nas exportações no acumulado do ano.

Segundo o presidente da Abimaq, Luiz Carlos Delben Leite, “a tendência de crescimento das exportações pelo terceiro mês consecutivo e a redução da queda no acumulado do ano sinalizam que fecharemos 2002 com desempenho positivo, apesar da crise argentina. Por outro lado, as importações vêm apresentando importantes quedas ao longo do ano, devido ao processo de substituição competitiva de importações”, avalia o empresário.

No acumulado do ano, as exportações continuaram apresentando queda, mas em nível bem menor do que o verificado em janeiro (-12,3%). As vendas externas de US$ 2,66 bilhões até setembro representam uma redução de apenas 1,63% em relação aos US$ 2,71 bilhões do mesmo período de 2001.

Banner Evento Mobile