Mercado

Porto de galinhas tem engenho com mais de 200 anos

Para chegar até o antigo Engenho Canoas, no distrito de Nossa Senhora do Ó, em Ipojuca (PE), é preciso percorrer alguns quilômetros de canaviais, passar por uma vegetação típica da zona da mata sul de Pernambuco rodeada de palmeiras e uma longa estrada de terra arenosa. Um ambiente bucólico que leva o visitante a viajar no tempo logo que chega e avista a Casa Grande e mais ao fundo a velha e importante moenda. O Canoas surgiu em 1786 como um dos mais importantes da região. O nome sugestivo não foi escolhido por acaso já que está situado a 9 Km da Praia de Porto de Galinhas.

Aquiles Souza Leão, atual proprietário, herdeiro da tradicional família pernambucana, explica que a propriedade foi de seu avô, Cristóvão, segundo dono das terras e depois passou para o falecido pai, Geraldo.

Hoje se transformou em rota turística e recebe principalmente jovens e crianças de escolas da região. Em plena produção, atualmente o Engenho está parado até o início da próxima safra nordestina que deve começar em setembro próximo. Na propriedade pode ser encontrada a Casa de Taipa, Casa de Farinha e uma réplica da Senzala, entre outras atrações.

Confira matéria completa na edição de Abril do JornalCana.

Banner Revistas Mobile