A Usina Rio Pardo, localizada no município de Cerqueira César, SP, região Sudoeste do Estado de São Paulo, realizará o primeiro plantio piloto de eucalipto adensado no País, em escada comercial. A unidade usará a vegetação para gerar energia elétrica durante a entressafra da cana-de-açúcar.
Atualmente, a usina conta com uma área com 50 hectares de eucalipto adensado para garantir eletricidade sem interrupção. A energia será usada tanto para consumo interno (35%) quanto para comercialização (65%), em regime de cogeração, no sistema elétrico brasileiro. O processo de produção de energia acontece no Parque Industrial da Rio Pardo.
O bagaço e a palha da cana ou o eucalipto são utilizados como combustível para alimentar a caldeira responsável pela geração do vapor de alta pressão e alta temperatura, que, na casa de força, serve para alimentar a turbina geradora de energia elétrica. O sistema tem capacidade para gerar 150 mil MWh durante a safra.
A forma de plantio do eucalipto diferencia o método adensado e o sistema tradicional. No cultivo adensado, um hectare comporta praticamente quatro vezes mais árvores do que na plantação convencional. No sistema concentrado, a produção de biomassa se dá em um período mais curto: de 1 a 2 anos, contra 5 a 7 anos do plantio convencional.