Mercado

Copagra exporta álcool industrial para a Inglaterra

Pela primeira vez, uma indústria química inglesa compra do Brasil, 2,5 milhões de litros de álcool industrial – pronto para uso. A iniciativa surgiu de um esforço conjunto da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de Nova Londrina – Copagra, pertence ao Grupo Central Paranaense de Álcool – CPA e da Associação Produtores de Álcool e Açúcar do Estado do Paraná – Alcoopar. A trading Nann está operacionalizando a venda.

De acordo com Miguel Rubens Tranin, diretor-presidente da Copagra, é a primeira vez que uma unidade industrial brasileira prepara o produto pronto para uso, já que normalmente o álcool que sai da usina, é formulado no porto ou na própria compradora. “A Inglaterra está buscando novas alternativas para substituição do álcool sintético. Esse álcool será utilizado como anti-aderente para a neve, muito utilizado neste período de inverno na Inglaterra”, diz.

O embarque pelo Porto de Paranaguá começou na última quarta-feira, dia 16 e deverá terminar na próxima quarta. “Para evitar a contaminação do produto, o transporte está sendo fiscalizado pela SGS, especializada em análise química. Essa compra representa a abertura de um novo mercado para os produtores brasileiros que estão conscientes com a questão do abastecimento”, lembra.

Paulo Zanetti, superintendente da Alcoopar, concorda com Tranin, pois acredita nessa nova alternativa para o mercado sucroalcooleiro.