As exportações de etanol deverão ter uma queda de 34,5% comparado com as exportações da safra anterior. A Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar prevê que as exportações de etanol devem atingir 1,80 bilhão de litros na safra 2010/11, contra 2,75 bilhões da safra passada.
De acordo com Marcos Jank, presidente da Unica, o aumento da produção e a retração nas exportações irão resultar em um incremento de mais de 4,50 bilhões de litros na oferta de etanol para o mercado doméstico, volume suficiente para atender à demanda futura pelo produto no mercado interno.
Ainda em relação ao mercado doméstico, Jank ressalta que as vendas de veículos continuam em ritmo acelerado, com automóveis Flex respondendo por mais de 90% das vendas de automóveis novos no País.
Projeções indicam que até o final da safra 2010/11, a frota Flex, que hoje representa 40% da frota total (ciclo Otto), deve chegar aos 49%. “Considerando-se as estimativas de produção e exportação de etanol na nova safra, o cenário de oferta e demanda no mercado interno deve permanecer equilibrado. Em março de 2011, a frota flex deverá representar 50% da frota total do ciclo Otto”, afirma.