A Usina Jalles Machado, em Goianésia, GO, estuda proposta da LS9 Incorporation, empresa norte-americana de biotecnologia, para produzir diesel a partir de cana-de-açúcar. O presidente da LS9, Bill Haywood, esteve no Brasil, em outubro de 2009, para apresentar a tecnologia inovadora desenvolvida pela empresa americana.
Pesquisadores da LS9 descobriram uma forma mais simples, que requer menos investimentos e oferece maior produtividade e rentabilidade do que os processos conhecidos. Eles modificaram geneticamente uma bactéria inofensiva, que existe na natureza há cerca de 2 milhões de anos.
Esse microorganismo consome os açúcares contidos no caldo da cana e libera bagaço, gás carbônico e o diesel pronto para o consumo. Dessa forma, não é necessário destilar, pois já se obtém o produto na fase de fermentação. Assim, a produção desse combustível se torna menos complexa do que a de etanol, por exemplo.
A diretoria da Jalles Machado estuda a possível participação neste novo sistema de fabricação de diesel. Caso a parceria seja concretizada, a Jalles deverá investir, inicialmente, US$ 3 milhões (cerca de R$ 5,6 milhões) para implantação do projeto ainda em 2010.
A LS9, criada em 2006, na Califórnia, EUA, é especializada no desenvolvimento de combustíveis renováveis com a utilização de recursos da Biologia Sintética. A empresa fabrica o produto nos Estados Unidos apenas para a realização de testes e demonstração da tecnologia. Bill Haywood garante que o produto possui características superiores às do diesel do petróleo.
A empresa americana pretende trazer o projeto para o Brasil por conta da grande demanda do combustível no País, além das extensas áreas disponíveis para plantio da cana-de-açúcar, mão-de-obra e infraestrutura para distribuição.
Do Pacífico para o Atlântico
A LS9, com sede em São Francisco, Califórnia, na costa oeste dos Estados Unidos, comprou uma fábrica na Flórida, península norte-americana no Atlântico, onde será aplicada a nova tecnologia para produção inicial de combustíveis renováveis. A unidade deverá produzir, no final deste ano, entre 227,3 mil e 454,6 mil litros de diesel renovável, usando cana-de-açúcar como matéria-prima.