Mercado

Gasil desenvolve tecnologias de última geração

A Gasil – Gases e Equipamentos Silton, desenvolve tecnologias de última geração para obtenção de oxigênio por meio de usinas concentradoras pelo sistema PSA. “A empresa fabrica, comercializa, instala e faz a manutenção desses equipamentos em indústrias e hospitais”, informa o diretor da Gasil, Raimundo Silton.

Com unidades industriais em Recife e Bezerros, em Pernambuco, e Barbalha, no Ceará, a Gasil é pioneira no desenvolvimento da tecnologia que possibilita a substituição do enxofre por ozônio no processo clareamento do açúcar e na produção de etanol. Essa tecnologia tem garantido redução de custos e ganhos de produtividade.

Outro produto da Gasil é o Acetgás, um gás aditivado que substitui o acetileno nos processos de solda e corte de chapas metálicas. Com maior poder calorífico, o Acetgás gera economia de até 47% no consumo de oxigênio. O produto é ainda cerca de 40% mais barato, gerando redução no custo final de até 60%.

Na área de energia, a Gasil desenvolveu um projeto de transformação da biomassa da cana em energia elétrica e biocombustíveis através de pirolise, processo que possibilita a transformação da biomassa do estado sólido para o líquido na ausência do oxigênio.

No estado “liquefeito” o poder calorífico dos elementos que compõe a biomassa somam até 3,8 mil kcal/kg. O primeiro equipamento com capacidade para processamento de até duas toneladas por hora estará em funcionamento em 2010.