Os estudantes de escolas públicas de oito estados brasileiros, vencedores do Desafio Mudanças Climáticas 2009, recebem uma homenagem nesta segunda-feira, dia 7 de dezembro de 2009, em cerimônia organizada pelo Projeto AGORA. O Desafio recebeu trabalhos de 3,6 mil estudantes de escolas do ensino fundamental de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia e Distrito Federal.
O Desafio Mudanças Climáticas foi idealizado para informar a professores e estudantes sobre as causas do aquecimento global, bem como o papel das energias renováveis nesse contexto. Trata-se de uma iniciativa do Projeto AGORA, uma das maiores ações de marketing e comunicação institucional já implantadas no Brasil, unindo empresas e entidades ligadas ao setor sucroenergético. Os membros fundadores são os sindicatos estaduais dos produtores de açúcar e etanol de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná; a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA); e as empresas Itaú-Unibanco, Monsanto, Basf, Dedini e SEW Eurodrive.
Os alunos serão contemplados com câmeras fotográficas digitais. Os professores que orientaram os trabalhos dos estudantes receberão computadores do tipo notebook e as escolas nas quais esses alunos estudam também ganharão equipamentos de projeção multimídia. Os trabalhos apresentados contém textos manuscritos e fotos explorando formas visualizadas pelos estudantes para combater o aquecimento global em suas comunidades.
O trabalho contou com a participação da Editora Horizonte, que produziu o kit educacional para uso dos professores, composto de um caderno de orientação, quatro pôsteres e um DVD com três filmes sobre o tema. As inscrições para o prêmio começaram na volta às aulas no segundo semestre deste ano letivo e foram encerradas no dia 18 de setembro. A comissão organizadora analisou mais de três mil projetos enviados pelos inscritos.
“Foi surpreendente o retorno que tivemos, tanto de alunos, quanto dos professores. Em um momento em que há uma mobilização mundial sobre o tema Mudanças Climáticas, a criatividade exposta foi admirável e a qualidade dos trabalhos exigiu muito dos jurados”, observa Marcos Jank, presidente da ÚNICA e integrante do conselho do Projeto AGORA.
Esta é a relação dos alunos, professores e escolas premiados:
BAHIA
Aluno: José Carlos Santos Soares
Professora responsável: Neide Fernandes Borel Alves
Escola Estadual Juscelino Barreto dos Santos – Município: Teixeira de Freitas
DISTRITO FEDERAL
Aluna: Elen de Faria Fleury
Professora responsável: Maria Josilene Viana
Escola: Centro de Ensino Fundamental 02- Município: Brazilândia
GOIÁS
Aluna: Michele Renata Silva
Professora responsável: Eunice de Sousa Costa Almeida
Escola: Colégio Estadual Dom Bosco- Município: Iporã
MINAS GERAIS
Aluna: Bethania Gomes Mairink
Professora responsável: Maria José Maia Rodrigues
Escola Estadual Cel. Francisco Gomes Campos- Município: Muriaé
MATO DO GROSSO DO SUL
Aluna: Michele Soares Pereira
Professor responsável: Edvaldes Dias Tavares
Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva – Município: Nova Andradina
PARANÁ
Aluna: Ana Carla Matias da Silva
Professora responsável: Adriana de Souza Bertate
Escola Estadual Gustavo Dobrandino da Silva – Município: Foz do Iguaçu
RIO DE JANEIRO
Aluna: Francielle Vieira dos Santos
Professora responsável: Maria Bernardete Fonseca Amarante
Escola: Colégio Estadual Guadalajara- Município: Duque de Caxias
SÃO PAULO
Aluna: Leticia Mayumi Matsuda
Professora responsável: Andreia Keiko Yamamoto Pacheco
Escola Estadual Otaviano Soares Albuquerque -Município: Pedro de Toledo
Projeto Agora
Lançado oficialmente em 1º de junho de 2009 durante o Ethanol Summit, o Projeto AGORA representa uma das maiores iniciativas institucionais já implantadas no Brasil, unindo empresas e entidades ligadas ao setor sucroenergético. O objetivo é unir forças em torno de um esforço unificado dedicado ao Marketing e à Comunicação em prol das energias renováveis geradas a partir da cana-de-açúcar e de outras matérias-primas agrícolas.
Em constante expansão, o Projeto Agora está aberto à participação de empresas e entidades ligadas à produção de agroenergias renováveis. Os membros fundadores são os sindicatos estaduais dos produtores de açúcar e etanol de Goiás, Minas Gerais, Paraíba e Paraná, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), e as empresas Itaú-Unibanco, Monsanto, Basf, Dedini e SEW Eurodrive.