Secretários de estado, pesquisadores, empresários e lideranças do setor sucroenergético de Minas Gerais se reúnem nesta quinta-feira (29), das 9h às 18h, no plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, para o discutir o impacto do etanol no desenvolvimento do Estado.
O evento, que conta com o apoio do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Minas Gerais (Siamig/Sindaçúcar-MG), discutirá a importância do etanol na matriz energética brasileira, os aspectos da produção e consumo, além do desenvolvimento regional proporcionado pela agroindústria da cana-de-açúcar.
Um dos destaques é o trabalho comparativo do setor com outras culturas e a indústria petrolífera feito pela pesquisadora da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/ISP), Márcia Azanha, além de informações sobre o desenvolvimento regional proporcionado por essas atividades.
O evento também discutirá o impacto da produção e comercialização do etanol na economia mineira. Serão abordados os entraves e necessidades do setor como mecanismos que permitam uma melhor relação de preço do etanol com a gasolina, além dos aspectos tributários, ambientais e comercialização.
Cadeia produtiva do etanol, tecnologia e meio ambiente também farão parte dos assuntos discutidos, com destaque para as pesquisas de ponta que vêm se desenvolvendo no estado e em nível nacional.
Segundo o presidente do Siamig/Sindaçúcar-MG, Luiz Custódio, o evento é uma oportunidade para mostrar os avanços do setor nos últimos anos em termos de participação na matriz energética e tecnologias, ao mesmo tempo em que mostrará as necessidades para continuar com sua evolução e melhorias das condições de produção e consumo no estado.