Mercado

Moagem do Centro-Sul cresce na 2ª quinzena de outubro

Apesar das chuvas, a moagem de cana nos primeros quinze dias de outubro foi a terceira maior quinzenal da safra 2009/10. Neste período, as usinas e destilarias do Centro-Sul processaram 35,2 milhões de toneladas, 18,1% a mais do que na segunda quinzena de setembro e 22,63% superior ao volume esmagado no mesmo períoso do ano passado.

De acordo com a Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar, as condições climáticas da quinzena foram mais favoráveis à colheita no Estado de São Paulo. Nos demais estados do Centro-Sul as condições foram semelhantes às da segunda quinzena de setembro, sendo o estado do Paraná o mais prejudicado.

No acumulado da safra, até 15 de outubro foram processadas 412,75 milhões de toneladas, volume 8,86% superior ao processado no mesmo período da safra passada. O ATR foi de 138,37 quilos de açúcares totais recuperados, 9,72% inferior ao obtido na mesma quinzena da safra passada. No acumulado da safra, a quantidade de produtos obtidos é de 132,81 quilos por tonelada, 5,87% inferior ao acumulado na safra anterior.

Portanto, apesar da quantidade de cana processada ter ficado 8,86% acima do registrado um ano atrás, a produção final de açúcar e etanol cresceu apenas 2,47%, devido à menor concentração do teor de açúcar na cana. A concentração mais baixa é conseqüência do desenvolvimento vegetativo da planta, causado pelas chuvas acima da expectativa ocorridas desde o mês de julho de 2009.