Mercado

Amyris capta recursos e ganha novo investidor

A companhia americana Amyris Biotechnologies, empresa que detém a tecnologia de produzir diesel à base de cana, anunciou na quinta-feira, dia 1º de outubro, que concluiu processo de captação de recursos de R$ 75 milhões.

Os recursos foram obtidos por meio de aportes de acionistas da empresa, entre eles, a recém-chegada Cornélio Brennand, com sede em Recife, PE. Além do grupo pernambucano, que adquiriu participação na companhia, fizeram aportes os atuais sócios da empresa, como os fundos Khosla Ventures, Kleiner Perkins, TPG (Texas Pacific Group) e Votorantim Novos Negócios.

Com uma empresa em Campinas, SP, a Amyris vai comprar até o fim do ano usinas sucroenergéticas para colocar em prática seu projeto em escala industrial. “Acreditamos no projeto da Amyris”, afirmou Francisco Andrade, diretor de novos negócios do grupo Cornélio Brennand. Segundo ele, as usinas que podem ser adquiridas ficam no Centro-Sul.

Com sede na Califórnia, EUA, a Amyris nasceu a partir de investimento da Fundação Bill & Melinda Gates para o desenvolvimento de uma vacina anti-malária – que também pode ser feita a partir da cana – e já captou mais de R$ 250 milhões no mercado.