A pedra fundamental do Ceretas (Centro de Recuperação e Triagem de Animais Silvestres), unidade criada para atender animais silvestres acidentados ou que sofrem maus tratos na região de Araçatuba, SP, será lançada nesta quinta-feira (24), às 11h30, no campus de Medicina Veterinária da Unesp, no bairro Jardim Dona Amélia.
As obras devem ser concluídas em até 12 meses. O projeto, estimado em mais de R$ 700 mil, contará com a maior parte dos recursos oriundos de 17 usinas da região que integram o grupo de Empresas Amigas da Fauna Silvestre. Além das empresas do setor sucroenergético e da Unesp, o projeto conta com a parceria da Polícia Militar Ambiental e do Ibama.
A Unesp, que atualmente recebe os animais acidentados na região, já não tem estrutura física suficiente para atender a crescente demanda. O Ceretas atuará como unidade de recepção, cuidados e triagem de animais, que depois poderão voltar à natureza. No local serão feitas pesquisas, além da formação de um banco genético da fauna paulista, projeto considerado inédito no Estado.
O projeto conta com a participação das usinas Alcoazul, Aralco, Biopav, Clealco, Da Mata, Equipav, Figueira, Generalco, Lins, Pioneiros, Unialco, Virálcool, além de unidades da Cosan – Benálcool, Destivale, Gasa, Mundial e Univalem.