Mercado

Em Washington, deputado Thame faz palestra sobre etanol

A Universidade George Washington e congresso dos Estados Unidos promovem nesta quinta-feira (19), em Washington, EUA, um encontro entre parlamentares norte-americanos e brasileiros para discutir produção de biocombustíveis.

Na oportunidade, o deputado Mendes Thame fará uma palestra sobre o desafio de produzir etanol de forma sustentável, com atenção para os aspectos ambientais, econômicos e sociais. A apresentação vai abordar a produção do biocombustível sem desmatamento, com eliminação da queima da cana pela mecanização, sem risco à segurança alimentar e com cumprimento das leis trabalhistas.

Segundo Thame, mais de 50% do consumo de gasolina no Brasil é substituído por etanol produzido em apenas 1% das terras agricultáveis do país, o equivalente a 3,4 milhões de hectares. Outro ponto a ser abordado será a possibilidade de os países tropicais se transformarem em plataformas de exportação de biocombustíveis, gerando não somente emprego e renda, mas também contribuindo para a construção de uma nova civilização, voltada para a energia limpa e renovável.

“Com cenários projetados para a adição de apenas 5% de etanol à gasolina temos, em bilhões de litros por ano, uma demanda potencial por etanol, na América do Norte, de 29,7; na União Européia, de 7,4; na Ásia de 3,6 e, em todo o mundo, de 60 bilhoes, disse Thame. A palestra também contará com a participação dos deputados brasileiros Luiz Carlos Hauly e Maurício Rands.