Representantes do Governo Federal e empresários brasileiros estão na Europa para participar de reuniões e encontros de trabalho, até sexta-feira (18), em Haia (Holanda), Bruxelas (Bélgica) e Estocolmo (Suécia), para discutir tratados de cooperação em bioenergia.
A missão brasileira pretende abrir novos mercados de biocombustível, principalmente de etanol, e intensificar as relações comerciais entre o Brasil e a UE. O grupo quer manter aberto o diálogo com os países europeus, para evitar que sejam criadas barreiras não-tarifárias contra os biocombustíveis nacionais.
Esta semana, a delegação brasileira participará do Workshop sobre Sustentabilidade de Biocombustíveis e da 2ª Reunião do Memorando de Entendimento sobre Cooperação em Bioenergia, em Haia. Do bloco europeu, a Holanda é o principal importador de etanol brasileiro, pelo porto de Roterdam.
Em Bruxelas, atual capital da União Europeia, a missão participará do Diálogo Regular de Política Energética Brasil-Comunidade Europeia. Os principais temas referem-se às questões agrícolas e industriais relacionadas aos biocombustíveis.
Em Estocolmo, haverá a primeira reunião formal do Memorando de Entendimento Brasil-Suécia sobre Cooperação na Área de Bioenergia, incluindo biocombustíveis. Além de importador do etanol, a Suécia é um parceiro importante na divulgação dos biocombustíveis brasileiros.
O diretor de Cana-de-açúcar e Agroenergia, da Secretária de Produção e Agroenergia, Alexandre Strapasson, representará o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).