Mercado

FPT desenvolve motor movido a etanol para indústria da cana

A FPT – Powertrain Technologies lançou um novo motor movido a etanol, voltado inicialmente para a indústria da cana-de-açúcar, desenvolvido com base nos conceitos de sustentabilidade, economia e ecologia.

O propulsor Cursor 8 E-100 viabiliza a operação de “indústrias verdes”, mostrando-se uma solução viável para diversas formas de transporte que até então operam exclusivamente no ciclo diesel.

O Cursor 8 E-100 é um motor turbo intercooler, com seis cilindros em linha, com quatro válvulas em cada, gerando potência e torque máximos de 243 kW @ 2.000 rpm e 1.300 Nm @ 1.600 rpm, respectivamente.

A transformação de um motor diesel em um propulsor 100% etanol envolveu a aplicação dos sistemas de ignição e injeção indireta Otto em motores de origem diesel, sendo necessária a modificação do cabeçote para instalação desses sistemas.

“O objetivo do desenvolvimento deste motor é ajudar a tornar o ciclo do álcool totalmente carbono neutro. Quando utilizamos combustíveis fósseis, retiramos o carbono do solo e, ao queimá-lo, o despejamos na atmosfera, aumentando assim o efeito estufa”, afirma Franco Ciranni, superintendente da FPT para o Mercosul.