O presidente da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), Marcos Jank, vai apresentar detalhes sobre o Projeto Agora, durante o primeiro painel do XI Fórum Internacional Fenasucro & Agrocana, que acontece dia 31 de agosto, em Sertãozinho, SP.
Lançado oficialmente em 1º de junho de 2009 durante o Ethanol Summit em São Paulo, o Projeto Agora pretende unir a cadeia produtiva do setor sucroenergético brasileiro em um esforço único, para levar a públicos específicos as vantagens e benefícios da produção e uso em larga escala de energias limpas, renováveis e sustentáveis de origem agrícola, como o etanol, a bioeletricidade, os bioplásticos e os hidrocarbonetos de origem agrícola.
Um dos destaques da apresentação de Jank será o “Desafio Cultural Mudanças Climáticas 2009”, destinado a alunos de escolas públicas de sete estados brasileiros e do Distrito Federal. Em andamento desde o início de agosto e já com centenas de inscrições realizadas em seu site oficial (www.desafiomudancasclimaticas.com.br), a iniciativa tem um público-alvo em potencial de mais de 2 milhões de alunos do 8º e 9º anos.
Os membros fundadores do Projeto Agora são os sindicatos estaduais dos produtores de açúcar e etanol de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a UNICA, a Organização dos Plantadores de Cana-de-Açúcar da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana) e as empresas Itaú-Unibanco, Monsanto, Basf, Dedini e SEW Eurodrive.