Mercado

Fequimfar fecha primeiros acordos da campanha salarial 2009

A Fequimfar (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo) e os sindicatos que representam cerca de 25 mil trabalhadores nas usinas de fabricação de etanol fecharam os primeiros acordos na campanha salarial.

Na região de Ribeirão Preto foram fechados oito acordos com reajuste salarial de 6%. Segundo a Fequimfar, em uma das empresas o reajuste foi fechado em 7%. As outras usinas da região ainda estão em negociação com o sindicato. Nas regiões de Itepetininga, Ipaussu e Bauru os reajustes também estão sendo fechados em 6% ou 7%.

Já nas regiões de São José do Rio Preto, Guaíra e Araçatuba, a negociação com as algumas usinas definiu reajuste salarial linear de 5,83%. O reajuste será aplicado a partir de 5 de julho. Na região de Presidente Prudente, a proposta patronal de reajuste de 5,83% ainda não foi aceita pelos trabalhadores que, segundo o sindicato, não descartam a possibilidade de greve.

Nas regiões de Marília, Araras, Botucatu e Americana, as rodadas de negociação estão em andamento. “Trabalhadores de usinas e destilarias de algumas regiões do estado de São Paulo conquistaram reajustes salariais, mas a nós ainda aguardamos propostas mais satisfatórias dos usineiros às nossas reivindicações”, disse o presidente da Fequimfar, Danilo Pereira da Silva.