Mercado

CanaSul 2009 potencial bioenergético do Mato Grosso do Sul

A Comissão Técnica de Agroenergia da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso do Sul) realiza, dias 24 e 25 de agosto de 2009, o 3º CanaSul (Congresso de Tecnologia na Cadeia Produtiva da Cana-de-Açúcar no MS). O evento será realizado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil Camilo, em Campo Grande.

O objetivo do congresso é discutir o potencial do Mato Grosso do Sul como nova fronteira da bioenergia no Brasil, a partir da integração de segmentos fundamentais do setor sucroenergético que reúnem investidores, produtores, empresários, técnicos, acadêmicos e fornecedores.

Na oportunidade, o diretor executivo da Unica (União da Indústria da Cana-de-açúcar), Eduardo Leão de Souza, vai traçar um cenário macro econômico referente à crise internacional e os reflexos no setor. Já o presidente da consultoria Datagro, Plínio Nastari, vai abordar a diversificação como estratégia de médio e longo prazos.

O diretor regional do Senai, Jaime Verruck, falará sobre os desafios para qualificação profissional no setor sucroenergético. O presidente da BioSul, Roberto Holanda, abordará a realidade e perspectivas da agroenergia para o MS.

O evento contará ainda com palestras de Segundo Urquiaga (Embrapa), André Rocha (Sifaeg), José Roberto Moreira (Ministério da Ciência e Tecnologia) e José Tadeu Coleti (consultor de usinas). A palestra de encerramento, oferecida pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), abordará o plano nacional de agroenergia.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.opec-eventos.com.br/canasul. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3341-6900/9207-2951, ou pelo e-mail: [email protected].

Durante o congresso, será lançada oficialmente a 1ª Feicana/FeiBio Campo Grande. O evento, que em Araçatuba, SP, já está na 8ª edição, será realizado no Mato Grosso do Sul, pela primeira vez, em agosto de 2010. A data ainda a ser confirmada pelos organizadores.