Mercado

Embrapa Florestas quer aumentar uso de biomassa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Florestas quer elevar o percentual de energia produzida a partir de biomassa, seja florestal ou gerada pelo bagaço da cana-de-açúcar, que atualmente no Brasil é de 31,5%. O País ocupa a terceira posição na lista dos maiores consumidores de biomassa para a produção de energia, depois da China e da Índia.

De acordo com o pesquisador da Embrapa, Antonio Francisco Bellote, os 20 países mais ricos do mundo produzem apenas 6,7% de biomassa em sua matriz energética. O valor mundial está em torno de 11,7%. Além de aumentar a produção de matéria-prima, a Embrapa Florestas procura fazer com que os processos de carbonização atualmente usados no Brasil sejam mais limpos e gerem menos resíduos.

Os pesquisadores, que na semana passada participaram do 1º Congresso Brasileiro de Florestas Energéticas, em Belo Horizonte, MG, também atuam no desenvolvimento de novas tecnologias, entre as quais a produção de etanol da madeira, o bio-óleo, que são produtos de alto valor agregado, conhecidos como energia de segunda geração. O congresso reuniu 130 pesquisadores de mais de 70 instituições.