A Monsanto passou a integrar, esta semana, o Projeto Agora – Agroenergia e Meio Ambiente, uma ampla campanha de marketing e comunicação em prol das energias renováveis, geradas a partir da cana-de-açúcar e outras matérias-primas agrícolas. O projeto estimula o setor a trabalhar de forma coordenada por uma comunicação eficiente a respeito de sua real contribuição para o país nas áreas econômica, social e ambiental.
“Apesar do potencial de crescimento do negócio, da geração de empregos e divisas e das contribuições ambientais, a cadeia produtiva sucroenergética tem seu desempenho e sua reputação impactados por muita desinformação e por retratos descolados da realidade. Por este motivo, reunimos as empresas da cadeia produtiva para identificar a melhor estratégia para reverter este quadro e o caminho encontrado foi desenvolver o Projeto agora”, disse o presidente da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), Marcos Jank.
Os objetivos do Projeto são esclarecer e promover o debate sobre questões relacionadas às mudanças climáticas e ao meio ambiente, destacando a contribuição do etanol e da bioeletricidade; informar e fomentar a cadeia produtiva sucroenergética, salientando os seus impactos e benefícios econômicos e sociais para o Brasil; ampliar o consumo de etanol em veículos automotores, incentivar novos usos do produto (motocicletas, ônibus, tratores, bioplásticos, etc.) e o crescimento da bioeletricidade; e esclarecer mitos sobre o setor.
No primeiro ano do projeto, as ações serão focadas no mercado interno e voltadas para consumidores, formuladores de políticas públicas e estudantes do ensino fundamental das redes públicas estaduais. As ações serão desenvolvidas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Bahia.