Mercado

Recuperação judicial é concedida à Destilaria Libra

A Justiça de Mato Grosso concedeu o benefício da recuperação judicial à Destilaria de Álcool Libra, com sede em São José do Rio Claro, a 300 quilômetros de Cuiabá. A concessão já foi concedida a cinco empresas do setor sucroenergético do Estado. A Libra, controlada pela família Ticianeli, tem um passivo de R$ 280 milhões com bancos, factorings e fornecedores.

A companhia, dirigida pelo presidente do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras do Estado de Mato Grosso (Sindalcool), Piero Parini, emprega aproximadamente 1,5 mil funcionários, no auge da safra de cana. Em nota, a empresa justifica o pedido de recuperação por conta de uma “expressiva elevação” em seu endividamento no curto e médio prazos, incompatível com a capacidade de geração de caixa do grupo.

A empresa também atribui essa condição à elevação nos custos de produção no período de 2000 a 2008 e o descolamento do preço de vendas, agravado nas últimas três safras. A destilaria Libra culpa os custos financeiros incompatíveis com a atividade e as dificuldades de acesso a fontes de financiamentos para capital de giro e investimentos a taxas e prazos atraentes.