Mercado

Encontro do GMEC reúne profissionais de 30 usinas na Nardini

A Nardini Agroindustrial foi sede, nesta terça-feira (28), a reunião do GMEC (Grupo de Motomecanização do Setor Sucroalcooleiro). O encontro acontece todo mês com o objetivo de discutir e trocar informações sobre serviços, peças e equipamentos que melhorem os problemas enfrentados em função das especificidades da agroindústria canavieira.

A reunião teve a participação de profissionais de 30 usinas. Na oportunidade, os participantes conheceram um modelo de ventilador reversível para limpeza de radiadores. Também foi apresentado o avançômetro, um medidor dos índices de avanço, patinagem, lastreamento e indicação da pressão de ar dos pneus em função da operação, velocidade e peso em tratores agrícolas.

Segundo o presidente do GMEC, Luis Antonio Ferreira Bellini, o encontro permitiu a atualização e reciclagem de conhecimentos técnicos referentes a equipamentos e novidades na área de motomecanização.

De acordo com o gerente automotivo da Nardini, Carlos Orlandin, os encontros são importantes pela troca de informações que ocorrem entre os participantes. “É bom saber que alguns problemas são comuns para todos os profissionais da área e aqui podemos discutir alternativas para eles, principalmente com fornecedores”, disse.

O GMEC foi formado em outubro de 1986, idealizado pelo engenheiro Dario William Sodré, na época funcionário da usina Santa Lydia, onde foi realizada a primeira reunião do grupo. Atualmente, o GMEC é coordenado pelo engenheiro agrônomo Luis Antonio Ferreira Bellini e conta com mais de 200 participantes associados, representando em torno de 139 empresas ligadas ao setor de motomecanizacao.

A atuação do GMEC tem sido fundamental para o aprimoramento da mecanização no setor. Desde pequenas fabricas até grandes montadoras multinacionais buscam informações com os profissionais do GMEC para aperfeiçoamento de tecnologias, parecer do produto e a realização de testes com os equipamentos.