Mercado

Sindalquim entrega pauta de reivindicações na DRT

O Sindalquim (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de São José do Rio Preto e Região) entregou, na semana passada, a pauta de reivindicações do setor sucroenergético para a safra 2009/10. O documento foi entregue na Delegacia Regional do Trabalho, com a presença de todos os representantes das usinas e destilarias pertencentes à base territorial da entidade.

No Seminário de Negociação Coletiva do Setor, realizado em fevereiro deste ano, em Rio Preto, as lideranças do Estado, ao lado da Fequimfar (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo), decidiram reivindicar a reposição da inflação relativa ao período de maio de 2008 a abril de 2009, mais 7% de aumento real. O piso salarial atualmente é de R$724,12 e o Sindalquim defende que seja corrigido para R$ 1 mil.

Após a mesa redonda da semana passada, com os representantes das empresas, ficou acordado que a data-base de 1º de maio deste ano fica assegurada. Com isso, os trabalhadores do setor sucroenergético têm a garantia de que, a partir de maio, seus salários serão reajustados.

As negociações do acordo coletivo do setor para 2009/10 prosseguem a partir do dia 15 de maio, quando as empresas apresentarão suas propostas ao Sindalquim. “Vamos aguardar a proposta do setor patronal agora. Só espero que seja decente”, afirmou o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes.

O Sindalquim representa 77 municípios da região, e destes, 17 têm usinas e destilarias. Hoje, o Sindicato tem em sua base em torno de 5 mil trabalhadores e no período da safra pode chega até 6 mil. A região está entre as principais produtoras de álcool, açúcar e energia do Estado e do país.

Banner Revistas Mobile