O executivo Luiz Kaufmann assume a presidência do conselho consultivo da Santelisa Vale. A escolha foi decidida ontem em reunião do conselho de administração da companhia.
Kaufmann é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná e possui mestrado em Engenharia Industrial pela Illinois Institute of Technology, dos EUA.
Antes de assumir uma das maiores companhias sucroenergéticas do País, o executivo trabalhou na Medial Saúde, de 2006 a 2008. Também esteve à frente da Aracruz Celulose e Papel, Petropar, Multiplic e Vésper Telecomunicações.
Kaufmann é conhecido pelo talento para recuperar empresas. Na Santelisa, terá o desafio de administrar dívidas em dólar, além da incumbência de escolher um novo CEO para empresa, cargo vago desde dezembro de 2008 após a saída do executivo Anselmo Lopes Rodrigues.
A Santelisa Vale é uma das maiores produtoras de açúcar e etanol do mundo, além de ser pioneira na cogeração de energia elétrica, a partir do bagaço de cana.
Fundada há mais de 70 anos, tem em sua composição societária as famílias Biagi e Junqueira, os investidores Goldman Sachs e BNDESPAR, entre outros acionistas.
As quatro unidades da companhia, Santa Elisa, Vale do Rosário, MB e Jardest, todas na região de Ribeirão Preto, SP, processam 18 milhões de toneladas de cana por ano, para produção de 800 milhões de litros de etanol e 25 milhões de sacas de açúcar de 50 kg, comercializados pela trading company.
A cogeração de energia alimenta 100% das unidades, com excedente de 400 mil Mwh para venda ao sistema, o suficiente para atender uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes.