Boa parte das usinas do setor sucroalcooleiro está com problema de fluxo de caixa, seja por causa do baixo desempenho dos preços do açúcar ao longo da safra 2007/08 e que perdura durante este ciclo, como também por conta da turbulência financeira internacional, que limitou o crédito às empresas.
Segundo a Archer Consulting, as usinas não estão conseguindo captar recursos no mercado. Ainda de acordo com a consultoria, os reflexos disso serão sentidos nos tratos culturais da próxima safra, o que poderá afetar a produção de cana.
Levantamento dos custos de produção de açúcar e álcool para a safra 2009/10, efetuado pela Archer Consulting, tomando como base os fechamentos do mercado, do cambio e do índice Esalq da ultima sexta-feira, dia 17, apontam que o mercado de açúcar no país negocia com prêmio sobre Nova York de 59 pontos (1 ponto = 1/100 de centavos de dólar por libra-peso); o álcool anidro, 159 pontos de prêmio; enquanto o hidratado negocia com desconto de 63 pontos.
O custo de produção para a próxima safra, utilizando os mesmos critérios, baixa para 11,27 centavos de dólar por libra-peso equivalente FOB Santos. Estima-se que as usinas deverão ter um lucro operacional de 2,74 dólares por tonelada de cana moída, com um retorno para o acionista de 7,30% antes do Imposto de Renda.