Mercado

Ietha divulga contratos padronizados de álcool para o mercado

Os contratos internacionais de comercialização de álcool combustível já saíram do papel. Ontem, a Ietha (Associação Internacional de Comércio de Etanol) realizou o primeiro seminário de apresentação oficial desses contratos ao mercado.

A padronização desses contratos de álcool foi concluída em outubro de 2007. Segundo Plinio Nastari, presidente da Datagro, e coordenador da padronização destes contratos, a Ietha é uma entidade internacional independente, que foi fundada em outubro de 2006 para promover o comércio internacional de etanol. São 26 membros, entre usinas produtoras nacionais, internacionais, distribuidoras e tradings.

Os contratos internacionais de álcool têm como objetivo padronizar as vendas no mercado global.

Segundo levantamento da associação, cerca de 8 bilhões de litros foram negociados no mercado internacional em 2007. O Brasil respondeu por 31% dos negócios. Para 2008, a produção global é estimada em 64,5 bilhões e deverá crescer 159,25% em 2017, com uma oferta de cerca de 103 bilhões de litros. Estados Unidos e Brasil continuarão como os maiores players deste mercado.