Mercado

Jank integra Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

O presidente da Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar), Marcos Sawaya Jank, é o mais novo integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. Ele foi designado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como indica a edição desta segunda-feira (7) do Diário Oficial da União.

Além de Jank, passam a fazer parte do Conselho o engenheiro Antonio Carlos Valente da Silva e o matemático e empresário Antonio Carbonari Netto. Silva foi assessor especial do ex-ministro das Comunicações Sérgio Motta. Netto fundou a Anhanguera Educacional, organização com 140 mil alunos. Eles se unem a outros 90 conselheiros.

Currírulo de Marcos Jank

Presidente e Diretor Executivo da Unica desde junho de 2007, Jank é ex-Presidente e idealizador do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone) e Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Jank também Livre Docente e Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), PhD pela FEA e Mestre em Políticas Agrícolas pelo Institut Agronomique Méditerranéen em Montpellier, na França.

Integrou a Divisão de Integração, Comércio e Assuntos Hemisféricos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington, e foi professor visitante nas Universidades de Georgetown e Missouri-Columbia, nos EUA.

Consultor e coordenador de projetos do Banco Mundial, BID, Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Fundação Hewlett, Agência Suíça para a Cooperação e o Desenvolvimento (SDC), Departamento para a Cooperação Internacional do Reino Unido (DFID) e German Marshall Fund of the United States (GMF).

Também é diretor do Departamento de Agronegócios da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Com mais de 200 trabalhos publicados e cerca de 400 palestras realizadas em eventos no País e no exterior, Jank trabalha desde 1987 com temas ligados ao setor sucroalcooleiro.