Mercado

ForInd 2008 - Ceise criará Selo de Responsabilidade Ambiental

O recém criado Departamento de Responsabilidade Ambiental (DRA) do Ceise-BR (Centro das Indústrias de Sertãozinho e Região) começou a estabelecer critérios para formatação de um Selo de Responsabilidade Ambiental que vai atestar o comprometimento das indústrias brasileiras com o meio ambiente.

De acordo com a diretora do departamento, Anna Paula Favaretto, o grupo estuda critérios já adotados em companhias consolidadas, como a Petrobras e a Dedini, para estabelecer os parâmetros de formatação do Selo. A diretora acredita que a certificação será instituída a partir do segundo semestre de 2009.

As indústrias que cumprirem os requisitos definidos nas regras do Selo DRA/Ceise-BR receberão um Prêmio nacional de responsabilidade ambiental. A escolha das empresas será feita por uma banca julgadora independente, formada por especialistas e autoridades brasileiras ligadas ao meio ambiente.

DRA

O Departamento de Responsabilidade Ambiental foi criado em junho deste ano para dar apoio ao desenvolvimento sustentável de indústrias, em parceria com instituições de ensino e pesquisa.

Uma das primeiras ações do grupo será a realização de um diagnóstico ambiental gratuito para as empresas associadas ao Ceise-BR. O trabalho está sendo feito por estudantes dos cursos de Engenharia e Gestão Ambiental, através de estágio remunerado.

Prêmio Fiesp

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) criou o Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental em 1995, com o objetivo de distinguir e homenagear, anualmente, a empresa industrial, extrativa, manufatureira ou agroindustrial com maior destaque na implementação de Projeto Ambiental, com resultado significativo para a melhoria da qualidade do meio ambiente.

Este ano, a Toyota do Brasil foi vencedora da 14ª edição de prêmio ambiental da Fiesp, com o trabalho “Projetos de Energia Renovável e de Eficiência e Conservação de Energia em Processos Produtivos e Não-Produtivos. O resultado foi divulgado no dia 2 de junho, em São Paulo, durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente.

O trabalho da empresa teve como foco descrever as principais atividades de eficiência e conservação de energia, além de mostrar os projetos de energia renovável desenvolvidos pela empresa, ressaltando os benefícios tanto na redução do consumo de insumos, quanto em redução de emissão de CO2 para a atmosfera.