Estimulada pelas fortes vendas de carros flexfuel no país, a demanda por álcool hidratado tem crescido este ano. O volume de etanol hidratado consumido no Brasil de janeiro a maio de 2008 atingiu a marca dos 5 bilhões de litros, contra 3,23 bilhões de litros no mesmo período de 2007, um crescimento de 54,8%.
Em nove estados brasileiros, o crescimento ultrapassou a marca dos 100% no período, com destaque para Mato Grosso, onde o consumo cresceu em 219,7%, segundo informações compiladas pela Unica (União da Indústria Canavieira de São Paulo).
O aumento do consumo nos Estados foi expressivo. O Rio de Janeiro registrou aumento de 143%, A Bahia teve alta de 133%, e Minas Gerais, o consumo de etanol praticamente dobrou.
A Unica ressalta que o crescimento no consumo do etanol é altamente favorável ao consumidor. Nas últimas semanas, em 92% do mercado brasileiro, o etanol na bomba registrou uma relação de preço inferior a 65% do preço do litro da gasolina, o que significa ganhos expressivos para quem está utilizando etanol. No estado de São Paulo, o preço médio do etanol na bomba foi de R$1,24, o valor mais baixo do ano.
O volume de etanol hidratado consumido em São Paulo em maio superou os 581 milhões de litros, contra 423 milhões de litros um ano atrás.
As vendas de etanol para o mercado externo também registraram aumento. Até 15 de junho, a saída de etanol das usinas para exportação totalizou 854 milhões de litros, superando em 64% o volume embarcado no mesmo período da safra 2007/08.