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São Martinho tem aumento de 26% em receita no quarto trimestre

O grupo São Martinho, de São Paulo, fechou o quarto trimestre da safra 2007/08 com receita líquida de R$ 231,5 milhões, com aumento de 26% sobre os R$ 183,8 milhões registrados no mesmo período da safra anterior. O resultado deve-se à recuperação dos preços do açúcar e do álcool e ao aumento no volume de vendas deste último produto no trimestre.

Segundo relatório do grupo, foram processadas 10,2 milhões de toneladas de cana na safra 2007/08. Para a safra 2008/09, considerando o atual cenário de preços de álcool e açúcar, o Grupo São Martinho espera produzir aproximadamente 631 milhões de litros de etanol e 578 mil toneladas de açúcar oriundos, com uma moagem de 11,6 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. O mix de produção ficará em 64% para o álcool e 36% para o açúcar.

A recuperação do mercado no quarto trimestre não foi suficiente para equilibrar os baixos preços tanto de álcool quanto de açúcar nos mercados brasileiro e internacional, fazendo com que a São Martinho fechasse o ano-safra com receita líquida 13,8% abaixo da registrada na safra anterior.

Na São Martinho, a maior produção de álcool na safra de 2007/08, somada a estoques remanescentes do terceiro trimestre de 2008, foi responsável pelo expressivo aumento no volume de vendas tanto de álcool anidro (182%) quanto hidratado (49,4%) no quarto trimestre de 2008. Com isso, a receita líquida de vendas desses produtos cresceu 159,4% e 29,5%, respectivamente, em relação ao último trimestre da safra anterior, mesmo com a queda de preços nos mercados interno e externo.

A receita líquida de vendas de álcool anidro atingiu R$ 107,1 milhões no quarto trimestre 07/08 (+ 159,4%). No acumulado do ano, o crescimento de 19,3% na receita líquida — totalizando R$ 258 milhões – foi apoiado principalmente no aumento de 70,5% da quantidade vendida no mercado interno.

O álcool hidratado também registrou crescimento da receita líquida no quarto trimestre, atingindo R$ 43,1 milhões (+ 29,5% em relação ao quarto trimestre 06/07), mesmo com a queda dos preços desse produto nos mercados interno (11,9%) e externo (36,1%) na comparação entre os mesmos períodos. Entretanto, a redução dos preços ao longo da safra 2007/2008 impactou negativamente a receita com a venda do produto no acumulado do ano (-3,7%).

No quarto trimestre de 2008, a receita líquida das vendas de açúcar foi de R$ 74,6 milhões, 27,6% menor do que o valor registrado no quarto trimestre de 2007. Dois fatores contribuíram para isso: o primeiro é que a estratégia da São Martinho, baseada na demanda, direcionou o mix de produção e comercialização para mais álcool e menos açúcar. O segundo fator de impacto foi a forte redução nos preços do açúcar tanto no mercado interno (22,9%) quanto externo (9,4%).

A receita líquida de açúcar na safra 07/08 totalizou R$ 273,8 milhões – 35,2% menor em relação ao mesmo período da safra passada, decorrente principalmente da queda de preços nos mercados nacional e internacional.

Ao longo desta safra, o Grupo São Martinho investiu R$ 371 milhões na Usina Boa Vista, que está em construção em Quirinópolis (GO). Mais R$ 200 milhões serão investidos ao longo da safra 2008/2009 visando atingir a moagem de 3,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2010/11, totalmente destinadas a se transformar em álcool. A Usina Boa Vista é a primeira usina brasileira que tem plantio e colheita 100% mecanizados.