Mercado

Congresso Internacional de Bioenergia começa hoje no Paraná

Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, PR, é a sede do 3º Congresso Internacional de Bioenergia e da BioTech Fair 2008 – Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biodiesel, que começam nesta terça-feira (24) e vão até o dia 27, no Expotrade Convention Center. Na oportunidade, técnicos e especialistas brasileiros e europeus discutirão o atual momento e as perspectivas do setor de energias renováveis.

O congresso abordará, entre outros temas, a aplicação da Lei nº 11.097/2005, do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB), que estabelece a obrigatoriedade da adição de um percentual mínimo de biodiesel ao óleo diesel comercializado ao consumidor, em qualquer parte do território nacional. A partir de 1º de julho de 2008, o aumento da mistura do biocombustível ao óleo diesel passará de 2% para 3%. Em 2010, essa proporção deve aumentar para 5% (B5).

Fabricantes de motores já estudam a mistura nas proporções de 25%, 50% e até o uso de 100% de biodiesel. De acordo com o ex-professor da Universidade Federal do Ceará, Expedito José de Sá Parente, diretor da Tecbio, a possibilidade de adição de 25% de biodiesel no óleo diesel “melhoraria a qualidade de ar e poderia reduzir consideravelmente as doenças respiratórias provocadas pelas emissões do diesel de petróleo, especialmente nas grandes cidades do país”.

O evento também mostrará a importância do bagaço de cana, do carvão vegetal e da lenha como as principais fontes de biomassa para geração de energia renovável. Com grande potencial de crescimento no setor energético em vários países, essas fontes de energia começarão a fazer frente às convencionais, como a hidráulica e nuclear, que ainda são caras, e ao petróleo, cujas reservas são finitas.

Os organizadores do evento acreditam que, a partir da adoção de novas tecnologias, as centrais de biomassa poderão equivaler, até meados do próximo século, à participação da energia de origem nuclear e hidráulica juntas. “E ainda terão a vantagem de contribuir para o florescente mercado implementado a partir do Protocolo de Quioto, que remunera as experiências que reduzam os gases de efeito estufa em diversos cantos do planeta”.

Paralelamente ao congresso, acontece a BioTech Fair 2008, feira que mostra equipamentos e processos em aplicação para geração de energias de fontes alternativas. No dia 27 de junho, também será realizado um workshop técnico-científico com painel sobre cogeração a partir de biomassa (cana, oleaginosas, mamona, etc.). À tarde, outro painel discutirá peletização de biomassa.

O programa completo pode ser visto no site www.eventobioenergia.com.br. Mais informações pelo telefone (41) 3072-3131.