Mercado

60ª Reunião Anual da SBPC discutirá etanol

Etanol de cana-de-açúcar, aquecimento global e biodiversidade serão alguns dos temas discutidos na 60ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), dias 13 a 18 de julho, no campus da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), interior paulista.

O evento será dividido em 17 núcleos temáticos. A programação científica contempla questões transversais ao tema Energia, Ambiente e Tecnologia. Serão 300 atividades, entre conferências, simpósios, mesas-redondas, mini-cursos, apresentação de pôsteres, encontros de sociedades científicas, assembléias e sessões especiais.

No dia 14 de julho, o etanol começa a ser discutido no evento. O botânico Marcos Buckeridge, do Instituto de Biociências da USP, e o pesquisador sênior da Imazon, Paulo Gonçalves Barreto, vão falar sobre sustentabilidade na produção de etanol, além de alternativas aos biocombustíveis. A mesa redonda será coordenada pelo pesquisador da Unicamp Arnaldo Cesar da Silva Walter.

A evolução tecnológica da produção de etanol será tema debatido, dia 15 de julho, pelo pesquisador do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) Manoel Régis Lima Verde Leal e pelo professor da Unicamp, Carlos Eduardo Vaz Rossell. A coordenação ficará por conta do especialista da universidade campineira, Isaías Macedo.

Dia 16, o professor Sérgio Bajay vai apresentar uma conferência sobre o etanol como programa de desenvolvimento nacional. O tema será debatido pelo especialista da Unicamp, Luís Augusto Barbosa Cortez.

No mesmo dia, Antonio Barros de Castro, do BNDES, e Luiz Augusto Horta Nogueira, da Unifei, falarão sobre os obstáculos e oportunidades para a ampliação da produção de etanol de cana. A mesa será coordenada pelo especialista da Embrapa Informática, Eduardo Delgado Assad.

As discussões sobre o etanol serão encerradas no dia 17, quando o diretor da SBPC, José Raimundo Braga Coelho, fará uma introdução sobre a necessidade de um centro de pesquisa para o etanol, tema que será aprofundado pelo diretor da Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS), Cylon Gonçalves da Silva.

A programação preliminar pode ser consultada no site www.sbpcnet.org.br/eventos/60ra.