O Grupo Santa Isabel investiu R$ 100 milhões no projeto de ampliação de sua unidade I no município de Novo Horizonte, no interior paulista. A capacidade anual de moagem passará de 1,8 milhão de toneladas de cana (2007/08) para 3 milhões de toneladas na safra 2008/09.
Segundo o empresário Alcides Castilho, o investimento inclui a nova unidade de cogeração, já em operação, com capacidade instalada para gerar 40MW/h de energia elétrica. A indústria vai consumir 15MW/h e os outros 25MW/h serão comercializados no mercado.
Fundada há 30 anos, a usina Santa Isabel produz açúcar VHP e refinado, álcool anidro e hidratado, além de bioenergia. A produção de açúcar destina-se aos mercados interno e externo. No Brasil, abastece indústrias alimentícias e varejo com o açúcar de marca própria, em embalagens de 2Kg e 5Kg.
Em 2006, o grupo inaugurou a unidade II da Usina Santa Isabel, no município de Mendonça, SP. A indústria possui capacidade diária para moer 12 mil toneladas de cana para produção de 20 mil sacas de açúcar e 300 mil litros de álcool hidratado.
A capacidade de cogeração de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar é de 39 MW/h, dos quais 17 MW/h são utilizados para consumo próprio e 22 MW/h são comercializados no mercado de energia.