A Cerona (Companhia de Energia Renovável) vai investir R$ 1,5 bilhão na construção de duas usinas de açúcar, etanol e energia, com capacidade para moer 10 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano, a partir de 2010. As unidades serão instaladas em Nova Andradina e Batayporã, em Mato Grosso do Sul.
A empresa já iniciou o plantio de 125 mil hectares de cana numa área total de 300 mil hectares. Parte desta área está sendo utilizada para o plantio de soja.
O processo de instalação será feito pela Engevix, que assumirá a execução do projeto de engenharia, compra de materiais e equipamentos, construção e gerenciamento de todas as fases. Este modelo de contrato é conhecido como EPCM (Engineering, Procurement, Construction and Management).
Caldeiras de alta pressão, com mais de 90 bars, serão responsáveis pela cogeração a partir do bagaço da cana. Além da demanda interna, a empresa estima vendas de energia elétrica para o sistema que podem alcançar 1 milhão de KWh por ano, o equivalente a 70% da produção. Parte desta energia será gerada também a partir de resíduos de eucalipto.
A Cerona também avalia a possibilidade de utilizar o etanol para produção de plásticos (acetato de etilo e polietileno) e como matéria-prima para produção de butanol. A companhia foi fundada em 2006 e é controlada pela empresa de investimento Brazilian Energy Partners – BEP LLC e por outros investidores institucionais. Os gestores locais possuem 5% do capital da empresa.