Mercado

Usina Goiatuba recebe incentivo fiscal em Goiás

O Grupo Faria assina nesta quinta-feira (29), na sede da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), em Goiânia, um contrato com a GoiásFomento que garante incentivos fiscais para as operações da usina Goiatuba. A nova unidade produzirá açúcar, álcool e energia do bagaço da cana, a partir deste ano.

O contrato prevê a geração de créditos de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) no valor de R$ 497 milhões, referentes a 73% do tributo, por um período de 15 anos. Os outros 27% do imposto serão assumidos pela companhia, que calcula investimentos de R$ 98 milhões na unidade.

O contrato de incentivo faz Programa Produzir, do governo de Goiás, e prevê a realização de uma auditoria, a cada dois anos, para verificar se os requisitos do acordo estão sendo cumpridos. A fiscalização será feita por técnicos das secretarias da Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio do Estado.

A nova unidade, quarto empreendimento da companhia no Estado de Goiás, foi constituída em 2006 com o nome de Vale Verde Empreendimentos Agrícolas Ltda.. Segundo a empresa, a usina deverá gerar 670 empregos diretos e 2 mil indiretos.

Quando estiver em pleno funcionamento, a usina deverá produzir 106 milhões de litros de álcool hidratado, 71 milhões de litros de álcool anidro e 3,6 milhões de sacas (50kg) de açúcar. A capacidade total de processamento deve ser alcançada em 2011, com a moagem de 3,5 milhões de toneladas de cana.

O Grupo Farias, fundado na década de 60, controla 10 unidades em Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Acre e Goiás, estado onde atua desde 1988 e atualmente possui usinas operando em Itapuranga, Itapaci e Anicuns.