A Alcopar (Associação de Produtores de Álcool e Açúcar do Estado do Paraná) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão com inscrições abertas, até o dia 10 de junho, para as 40 vagas do Programa de Residência Técnica (PRT) nas áreas de engenharia Mecânica, Civil, Química e Elétrica, voltado para a indústria sucroalcooleira.
O PRT é uma modalidade de capacitação profissional criada para atender a produção industrial do setor. É um curso de pós-graduação que segue o modelo do Programa de Residência em Engenharia Agronômica, oferecido desde 1999 pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e que desde 2005 conta com a parceria da UFPR.
O sucesso das duas primeiras edições do Programa de Residência em Engenharia Agronômica no Paraná, resultou na contratação de parte dos estudantes pelas usinas. Essa foi a principal motivação para criação do PRT.
O programa tem duração de dois anos, com treinamento prático profissional supervisionado e aprofundamento teórico através de seminários e discussões técnicas, com auxílio de vídeoconferência.
A parte prática da residência será desenvolvida nas usinas. O candidato selecionado receberá uma remuneração mensal sob forma de bolsa de estudo da UFPR, financiada pela empresa que solicitou o residente. Os valores são equivalentes, no mínimo, aos de uma bolsa de mestrado.
As inscrições podem ser fetias na sede da UFPR ou pelo site www.ufpr.br. Na seleção, os candidatos farão uma prova escrita que vai avaliar o currículo de cada um, além de uma entrevista.