Mercado

Agrishow - Feira começa hoje em Ribeirão Preto

Mais de 135 mil visitantes. Esse é o público estimado para a 15ª edição da Agrishow, que começa hoje (28) em Ribeirão Preto, SP. O evento, que vai até o dia 3 de maio, é considerado o mais relevante da América Latina para o setor agropecuário. Este ano, ganha ainda mais destaque por conta do etanol, biocombustível que tem atraído a atenção do mundo para o Brasil.

Para a edição 2008, os organizadores esperam a visita de aproximadamente 2,5 mil clientes potenciais do exterior, principalmente da América Latina, Europa, Estados Unidos e Ásia. No mercado interno, empresários do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, Tocantins, além de produtores de cana, grãos e frutas do Nordeste, estão sendo esperados.

No ano passado, a feira movimentou cerca de R$ 710 milhões, 42% a mais do que na edição de 2006, quando foram movimentados R$ 500 milhões. A estrutura da Agrishow foi montada numa área de 240 hectares, dos quais 100 hectares estão reservados para apresentações dinâmicas. Mais de mil demonstrações serão realizadas durante a feira, em culturas de café, cana-de-açúcar, milho, feijão, soja, além de forrageiras, usadas na alimentação de animais.

A feira deste ano abriga 740 expositores, 85 a mais do que na edição de 2007. Serão expostos de 2,5 mil a 3 mil produtos de alta tecnologia, além de serviços ao produtor rural. O destaque é a participação cada vez maior de produtos pecuários. De fora do país estão 45 expositores que trouxeram na bagagem inéditas tecnologias do segmento do agronegócio.

Mais de 5 mil pessoas trabalharam na montagem da feira. Outras 25 mil prestarão serviços durante o evento. A fazenda onde tradicionalmente acontece a Agrishow terá um estacionamento com 12,5 mil vagas. Na hora da fome, a área de alimentação está preparada para atender de 8,5 mil pessoas sentadas.

Transporte gratuito

O RibeirãoShopping oferece um serviço gratuito de transporte para os visitantes da Agrishow. Até o dia 3 de maio, durante o horário de funcionamento da feira, das 8h às 18h, vans farão o trajeto, ida e volta, da portaria do shopping à entrada da feira.