Mercado

Crystalsev une-se à Amyris para produzir diesel renovável

A empresa americana de pesquisas Amyris, líder no desenvolvimento da próxima geração de biocombustíveis, e a Crystalsev, uma das maiores tradings e comercializadoras de etanol do Brasil, anunciaram na quarta-feira, dia 23, planos para comercializar diesel, combustível de aviação e gasolina produzidos a partir da cana-de-açúcar.

O primeiro produto, um diesel renovável que funcionará nos motores atualmente em uso, tem previsão para ser vendido em 2010. Pesquisas e testes indicam que esse combustível alcançará escala comercial de forma mais rápida e econômica do que os biocombustíveis já disponíveis no mercado, além de reduzir em 80% as emissões em relação ao óleo diesel convencional.

A nova joint venture formada pelas duas empresas trabalhará com produtores brasileiros de etanol para expandir fortemente sua base de produção do diesel renovável da Amyris. A companhia terá a participação majoritária nesta parceria, de 70%, e a Crystalsev, que entrará com sua expertise na comercialização, terá 30%.

A Santelisa Vale, segunda maior produtora de etanol e açúcar do Brasil e acionista majoritária da Crystalsev, disponibilizará dois milhões de toneladas de cana-de-açúcar para o projeto e adotará a nova tecnologia na sua principal planta: a Santa Elisa, localizada no interior de São Paulo. O Grupo Santelisa Vale também oferecerá a sua experiência técnica e industrial para acelerar o desenvolvimento e produzir o combustível da Amyris em escala comercial. A Amyris-Crystalsev planeja ainda envolver outros produtores de cana-de-açúcar neste empreendimento.

Os combustíveis renováveis da Amyris foram criados para atender ou exceder a qualidade dos combustíveis de petróleo e para serem totalmente compatíveis com a infra-estrutura e motores convencionais. Eles são biologicamente formulados por meio da fermentação da cana-de-açúcar para criar hidrocarbonetos, a mesma estrutura molecular encontrada em combustíveis tradicionais e de petróleo. O resultado é um novo tipo de combustível renovável que deve funcionar nos motores atualmente utilizados em automóveis e aviões sem causar perdas em relação ao desempenho, que possa ser misturado em altos níveis com outros combustíveis de petróleo e que seja totalmente compatível com a infra-estrutura existente de distribuição, oferecendo redução significativa de emissões.

Como parte do processo de produção em escala, a nova empresa abrirá um centro de pesquisa e desenvolvimento, em junho, no Technopark, em Campinas, região conhecida por ser um pólo de inovação e pela sua localização estratégica, entre São Paulo e o principal centro sucroalcooleiro brasileiro, Ribeirão Preto. O mesmo local hospedará uma instalação piloto que deve começar a funcionar no início de 2009.

Os novos combustíveis podem ser prontamente produzidos em instalações existentes de etanol com poucas alterações na fabricação, permitindo rápida adoção e uma plataforma de custo reduzido. A Amyris decidiu lançar seu primeiro produto usando matéria-prima de cana-de-açúcar devido aos benefícios ambientais e contando com a posição mundial de liderança do Brasil na produção de combustível alternativo. A Amyris-Crystalsev planeja comercializar mundialmente os combustíveis renováveis, focando inicialmente o Brasil e os Estados Unidos.