A Santelisa Vale, de Sertãozinho, SP, resultado da fusão de cinco usinas paulistas, negou que esteja negociando a entrada do fundo Clean Energy Brazil (CEB) no capital da empresa.
O novo CEO da CEB, Marcelo Junqueira, disse que o fundo não está em negociação com a Santelisa. Junqueira foi um dos acionistas da Vale do Rosário e vendeu sua participação na usina no ano passado.
A CEB tem papéis negociados na bolsa de Londres e recentemente adquiriu a Temple Capital Partners Planejamento Empresarial (TCP Brasil). Com isso, tornou-se uma empresa de investimentos com gestão própria, com foco na produção de açúcar, etanol, energia elétrica e outros produtos derivados da cana-de-açúcar.
No Brasil, a CEB já realizou investimentos de US$ 214 milhões no setor sucroalcooleirol. Entre entres destaca-se a participação no controle acionário (49%) no grupo paranaense Usaciga; 100% de participação na Usina Pantanal, no Mato Grosso do Sul; 33% de participação acionária na holding Unialco MS, controladora da usina Alcoolvale e de um projeto greenfield, ambos no Mato Grosso do Sul.
Anselmo Rodrigues, presidente da Santelisa, também negou que o grupo esteja em negociação com a CEB. A Santelisa é a segunda maior companhia sucroalcooleira do país, com capacidade para processar 18 milhões de toneladas de cana.