Mercado

Redução de safra na Índia poderá elevar preços do açúcar

Segundo maior produtor de açúcar do mundo, a Índia poderá reduzir em 15% a produção da commodity a partir de 2009. A queda reflete o interesse dos produtores daquele país na produção de grãos e soja, cujos preços estão mais atraentes.

A expectativa é de que a produção de açúcar da Índia fique em 22 milhões de toneladas, ante 26 milhões previstos para esta safra. Se confirmadas as expectativas, os preços do açúcar poderão subir no médio e longo prazo, segundo analistas de mercado. Para esta atual safra, a produção de açúcar deverá cair 8%. Em 2007/08, a oferta ficou em 28,3 milhões de toneladas.

Mas uma safra menor na Índia não causará escassez, uma vez que as usinas contarão com estoques de passagem de 10 milhões de toneladas remanescentes da atual safra. A colheita de cana-de-açúcar do Estado de Maharashtra, o maior produtor de açúcar da Índia, sofreu um adiamento de duas semanas devido às chuvas. As usinas de Uttar Pradesh recusaram-se a esmagar a cana devido a uma disputa de preços com o governo estadual.