O governo de São Paulo assina nesta semana um acordo de cooperação técnica com o estado de Veracruz, no México, para transferência de tecnologia de variedades de cana desenvolvidas pelos institutos paulistas de pesquisa.
Uma comitiva paulista, liderada pelo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, João Sampaio, está no México desde 29 de março numa missão comercial que vai até sexta-feira (4). Empresários dos setores sucroalcooleiro e de pecuária também integram o grupo.
Os paulistanos pretendem estabelecer contatos para ampliação das exportações futuras de outras tecnologias industriais do setor para produção de álcool. Veracruz é o maior produtor de açúcar do México, porém ainda não produz álcool nem possui tecnologia que garanta a produtividade alcançada em São Paulo.
O acordo de cooperação vai contar com o know-how dos empresários da indústria sucroalcooleira da região de Piracicaba, SP, que vão apresentar as tecnologias disponíveis para o setor aos colegas empreendedores mexicanos.
O secretário João Sampaio será recebido pelo secretário de Agricultura mexicano, Alberto Cárdenas Jiménez, e pelo governador de Veracruz, Fidel Herrera Beltrán.