Mercado

Ex-vice da Dedini assume Praj Jaraguá Bioenergia

O executivo José Francisco Davos assumiu a presidência da Praj Jaraguá Bioenergia, joint venture formada em dezembro de 2007 pela Jaraguá Equipamentos Industriais, de Sorocaba, SP, e o gigante indiano Praj Industries, especializado em equipamentos para destilarias de álcool.

Davos deixou a vice-presidência da Dedini, onde foi responsável pela divisão de açúcar e etanol, exportação e marketing, para assumir o novo posto. O executivo possui 25 anos de experiência no setor de bens de capital.

A Praj Jaraguá Bioenergia prevê a criação de uma nova companhia especializada em tecnologia para construção de destilarias. Independentemente do projeto entre as duas empresas, a Jaraguá também vai construir uma nova fábrica no Nordeste para fabricar equipamentos sucroalcooleiros, em um investimento estimado em R$ 50 milhões.

Nesta joint venture, a Praj vai deter 54% da nova empresa, cabendo à Jaraguá os 46% restantes. Segundo Pramod Chaudhari, chairman da companhia, a demanda por etanol no mercado internacional estimulou a Praj a investir no Brasil.

Os grupos contaram com um aporte de R$ 10 milhões para a constituição da empresa. Os projetos para a construção de usinas serão tocados inicialmente nas três fábricas da Jaraguá instaladas em Itapevi e Osasco, na Grande São Paulo, e Sorocaba, no interior do Estado.

Uma nova unidade deverá ser construída em Maceió, AL. Os investimentos na nova unidade deverão ser feitos somente pela Jaraguá, que deverá buscar financiamento junto ao BNDES e Banco do Nordeste (BNB).