Mercado

Porto de Santos poderá ter zona retroportuária no Guarujá

A prefeitura do Guarujá, no litoral paulista, pretende licitar um terreno de 4 milhões de m² que será reservado exclusivamente para expansão das atividades do Porto de Santos. A área fica à margens da rodovia Cônego Domênico Rangoni, a um quilômetro do cais de Guarujá, por onde passam 25% do movimento do porto santista.

A área foi regulamentada há um ano pelo novo Plano Diretor do município, elaborado levando em conta a organização a expansão do porto na cidade. A intenção da prefeitura é estabelecer uma Parceria Público Privada (PPP) com a empresa vencedora da licitação.

O investimento no projeto foi estimado entre R$ 500 milhões e R$ 700 milhões, com desapropriações, obras de infra-estrutura e preparação da área. A iniciativa privada entraria com 95% do investimento. O restante seria assumido pela prefeitura.

De acordo com a administração municipal de Guarujá, a área poderá abrigar pátios de contêineres e de caminhões com capacidade para até 2 mil veículos, além de armazéns frigoríficos, reservatórios para etanol e indústrias alfandegadas. A área será concedida por 35 anos ao grupo vencedor.

A prefeitura justifica o projeto afirmando que o crescimento da movimentação no Porto de Santos exige uma adequação de estruturas até 2015, caso contrário, poderá haver um entrave. O projeto terá que obedecer aos critérios de licenciamento ambiental.

Caso não haja ressalvas ambientais, as primeiras obras poderão ser iniciadas já no final de 2008 ou no início de 2009, após a retirada de construções existentes, através de desapropriações.