Mercado

Reinhold Stephanes confirma presença no Concana 2008

O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Reinhold Stephanes, vai participar da solenidade de abertura do Concana 2008 – II Congresso Internacional de Tecnologia na cadeia produtiva da cana, dia 31 de março, às 20h, no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, em Uberaba, MG.

O evento, que será realizado até o dia 3 de abril, reunirá especialistas do setor sucroalcooleiro para discutir mercado, meio ambiente, legislações trabalhista e fiscal, tecnologia, logística e inovação. Na oportunidade, haverá exposição de produtos e serviços em estandes e demonstrações de equipamentos e maquinários.

Em 2007 o evento recebeu comitivas dos Estados Unidos, Japão, Venezuela e Paraguai. O número de participantes passou de 1,6 mil, além dos convidados. O congresso também pretende integrar as comunidades empresarial, acadêmica, técnica e científica do País ao Triângulo Mineiro – importante pólo do agronegócio com a implantação de novas usinas.

O Concana é organizado pela Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu), Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias (Fundagri), Universidade de Uberaba (Uniube) e Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Campo Florido, MG (Canacampo).

O ministro

Reinhold Stephanes assumiu o cargo de ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em 27 de março de 2007. Ele definiu sua posse como uma “volta às origens”. Economista, iniciou a carreira na área agrícola, ocupanso cargos diretivos no próprio Mapa. Foi secretário da Agricultura do Estado do Paraná e presidente da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober).

Especializado em Administração Pública, na Alemanha, e em Desenvolvimento Econômico, pela Cepal/ONU, Stephanes foi diretor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), após presidir a Comissão da fusão do Inda e Ibra e criação do Instituto.

A experiência na administração pública federal o credenciou a assumir cargos em outras áreas do governo, como a Previdência. Reinhold Stephanes presidiu o antigo Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e o extinto Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps). Foi também, em duas oportunidades, ministro do Trabalho e Previdência Social e da Previdência e Assistência Social.

Stephanes foi eleito seis vezes como deputado federal pelo Estado do Paraná. Na Câmara, presidiu as comissões de Economia, Indústria e Comércio, de Finanças e Tributação, de Previdência e Assistência Social, além da comissão especial para Análise das Medidas do Plano Real. Foi membro titular da Comissão de Agricultura e Política Rural.