O grupo São Martinho, um das maiores produtores de açúcar e álcool do Brasil, formalizou nesta segunda-feira, dia 25, pedido de desligamento do quadro de associados da Copersucar, depois de quase 50 anos de parceria.
Segundo o diretor financeiro e de relações com investidores da São Martinho, João Carvalho do Val, a decisão decorre, por um lado, de estratégias de atuação diferentes das duas entidades e, por outro lado, da intenção da São Martinho de ganhar mais flexibilidade para alterar seu mix de vendas e oferecer produtos de maior valor agregado, além de atingir outros mercados. “Poderemos, por exemplo, desenvolver novos relacionamentos, envolvendo novos produtos além dos atuais, o que antes não era possível pela Copersucar”, diz João do Val. Hoje, a São Martinho já possui um acordo comercial com a Mitsubishi pelo qual a empresa japonesa comprará 30% de toda a produção anual de álcool da Usina Boa Vista, em construção no estado de Goiás.
Com o desligamento, a São Martinho passará a administrar sozinha sua política de preços e terá autonomia para decidir sobre seus produtos, quanto e quando vender. “Ganharemos mais liberdade para aproveitar o nosso porte e gerar produtos de maior valor agregado, bem como usufruir da nossa logística privilegiada para transportar açúcar e álcool de nossas usinas para o porto, e daí para o exterior”, afirma o diretor.
A São Martinho foi uma das primeiras cooperadas da Copersucar desde sua fundação, em 1959. O desligamento, nos termos do Estatuto da Copersucar, deverá ocorrer até o final da safra 2007/2008, ou seja, até o final de março de 2008.