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São Martinho registra prejuízo líquido no 3º trimestre

O grupo São Martinho S.A., de São Paulo, informou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que encerrou o terceiro trimestre de 2008, referente à safra 2007/08, com receita líquida de R$ 127,3 milhões e lucro bruto de R$ 12,8 milhões. O EBITDA ajustado no período foi de R$ 20,2 milhões.O forte decréscimo nos preços de açúcar e álcool afetou o desempenho de todas as empresas do setor sucroalcooleiro, incluindo a São Martinho. Conseqüentemente, a receita líquida ficou 32,2% abaixo da registrada no mesmo período do ano passado.

Com a aquisição da Usina Santa Luiza, o Grupo São Martinho finalizou a

moagem da safra 2007/2008 com 10,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar processada, volume 10,2% superior ao da safra passada. Visando priorizar o álcool devido ao forte crescimento da demanda no mercado interno, 62% da produção referiram-se a este produto e 38% à produção de açúcar. Segundo comunicado da empresa, a receita líquida das vendas de álcool anidro atingiu R$ 40,5 milhões e a de álcool hidratado, R$ 35,9 milhões no terceiro trimestre do exercício de 2008 – uma redução de 6% em comparação ao terceiro trimestre de 2007 em ambos os valores. Mais uma vez, a queda de 29% nos preços médios do produto no mercado internacional puxou para baixo a receita. Com o incremento da demanda, o volume de álcool hidratado vendido no mercado interno no terceiro trimestre de 2008 cresceu 15,8%, chegando a 49,3 mil m3. As vendas de álcool anidro também registraram aumento no mercado interno, chegando a 44,2 mil m3 comercializados, um incremento de mais de 45% em relação ao mesmo período de 2007.

Neste terceiro trimestre, a receita líquida das vendas de açúcar foi de R$ 44,3 milhões, 54,3%, menor do que o valor registrado no terceiro trimestre de 2007. Além da forte redução nos preços

– de aproximadamente 32,9% e 27,3% no mercado interno e externo, respectivamente –, houve queda de 53,9% no volume comercializado no mercado externo. A queda ocorreu também devido à estratégia do Grupo de direcionar o mix de produção para a fabricação de álcool em detrimento do açúcar.